SIMULADOS

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Entrevista com Autora do projeto patrocinado pelo BNB


BLOG DO I.M.J.C.F ENTREVISTA A AUTORA DO PROJETO E DO LIVRO PATROCINADO PELO BANCO DO NORDESTE – PARCERIA BNDES
1 – Qual o seu nome e sua formação?
            Maria da Paz Medeiros Dantas. Sou professora licenciada em Estudos Sociais ( Campus de Currais Novos ) e História ( Campus de Caicó ), como também especialista em História do Nordeste nesse mesmo Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
2 – Quando surgiu esse projeto?
            O projeto “Desvendando o viver nas fazendas dos Azevêdo – Carnaúba dos Dantas – 1870/1940”, surgiu durante o Curso de Especialização em História do Nordeste – Campus de Caicó, quando para eu obter o título de especialista deveria desenvolver uma pesquisa acadêmica ( monografia ).
3 – Quais seus objetivos com esse projeto desenvolvido nas escolas?
            Os meus objetivos são estimular na teoria e prática os professores e alunos dos Ensinos Fundamental e Médio de Carnaúba dos Dantas a (re) conhecerem, valorizarem e divulgarem as informações contidas na memória dos casarões antigos ainda existentes no nosso município. Bem como integrar o alunado aos conhecedores dessas histórias através da oralidade, haja vista que além dos documentos escritos, como os livros, também podemos aprender com os não-escritos, como entrevistando os guardiões desses saberes. É, também, esse o meu objetivo: dar vez e voz aos excluídos da historiografia oficial, isto é, aos que ainda não têm os seus conhecimentos documentados. E, finalmente, como parte integrante desse projeto publicarei um livro.
4 – De que trata o livro?
            O livro, que será lançado no dia 12 de novembro, fala das histórias das fazendas dos Azevêdo: Antônio de Azevêdo e Cabrinha de Azevêdo, entre 1870/1940. A obra ressalta o povoamento de Carnaúba dos Dantas, a arquitetura das casas das mencionadas fazendas, o cotidiano, a vida privada ( nascer, casar e morrer ) nesses espaços domésticos.
5 – Quem está dando apoio financeiro ao projeto e ao livro?
            Tanto a execução do projeto como a publicação do livro estão sendo patrocinados pelo Banco do Nordeste, através do Programa BNB de Cultura 2011 – parceria BNDES.
6 – De que forma a senhora espera ter contribuído com esse projeto?
            Espero que além dos conhecimentos adquiridos durante a execução desse projeto professores, alunos e a comunidade em geral, sintam-se estimulados a continuarem esse trabalho de reconstituição histórica de outros “lugares de memória” de Carnaúba dos Dantas, pois o patrimônio cultural material e imaterial é um conjunto de bens que constituem a herança recebida de gerações anteriores, portanto, devem ser preservados e valorizados o máximo possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise